Blog

Bella Ventana / Janelas  / Vidros laminados

Vidros laminados

Iniciamos com a definição de vidros laminados e seguimos com as vantagens desses tipos de vidros. Vidros laminados são um sanduíche compacto composto de dois vidros monolíticos com uma película entre eles. Película essa que leva o nome comercial de pvb.

Vidros laminados são mais caros do que vidros temperados ou comuns, porém, sob o aspecto da preservação e conservação, são mais do que justificados, sob qualquer circunstância.

Essa película tem normalmente a espessura de 0,38mm. Vidros laminados partem da espessura de 6mm, ou seja são compostos de dois vidros de 3mm cada.

Assim é usual a notação para vidros laminados 3+3mm. Esses tipos de vidros são obtidos através de pressão e calor, que os asseguram a aderência dos dois vidros monolíticos.

As vantagens principais dos vidros laminados são:

Segurança:

Talvez a mais importante característica. Ao quebrar, o vidro trinca, porém não produz fragmentos que caem, mas os fragmentos ficam colados à película de pvb. Decorrem daí dois fatos distintos relativos à segurança.

Primeiro o fato de ninguém se machucar e é natural pensarmos em crianças, idosos e empregados. Em relação à esses últimos, em especial,  sob o aspecto de trabalhista e suas consequências.

O segundo é a impenetrabilidade de um agente externo que pretende invadir um imóvel através de uma porta ou janela. Dois pontos de relevância nos dias atuais.

Recentemente veio ao Brasil o segundo maior fabricante de perfis em pvc, a empresa belga Deceuninck, que se instalou em Cotia – SP, e atende todo o Brasil com seus perfis. Altíssima qualidade, robustez, disponibilidade para entrega e garantia de qualidade, fazem desse fornecedor de perfis uma empresa de alta confiança para o mercado da construção civil. Arquitetas e arquitetos têm se surpreendido com o bom resultado de portas e janelas fornecidas com os perfis Deceuninck.

Preservação contra a ação da luz:

a película de pvb, acima mencionada, é um filtro de proteção contra os raios UV ( ultravioletas ). Assim os vidros laminados protegem os tecidos das cortinas, os edredons das camas, os tecidos dos sofás, a madeira do piso, a madeira dos móveis, etc. Não somente os protege, como também preserva sua cor.

Vidros laminados são mais caros do que vidros temperados ou comuns, porém, sob o aspecto da preservação e conservação, são mais do que justificados, sob qualquer circunstância.

Acústica:

Existem películas de pvb mais espessas do que as mencionadas acima, por exemplo películas com 0,76mm de espessura. Essas, quando utilizadas em vidros laminados de 4+4mm, oferecem uma proteção acústica excepcional.

Assim é possível aliar os três fatores – segurança, filtro UV e acústica – em um só produto.

Viva o vidro laminado!