Blog

Bella Ventana / Janelas  / Valor x Obra

Valor x Obra

Um ponto de discussão importante em uma obra é a questão de preço X valor.

Fácil de entender, nem sempre é fácil de demonstrar em números e comparar com o preço.

Preço é um conceito simples de entender, é um número constante em um orçamento, sendo a contraprestação para um fornecimento ou serviço.

Já o valor é menos diretamente tangível e sujeito a uma avaliação mais cuidadosa do fornecimento ou serviço e sua valia.

Lembro-me da época em que uma casa tinha uma garagem para um automóvel apenas, o carro da família. As casas tinham um banheiro para todos os moradores. No banheiro havia um armarinho-espelho para guardar escova e pasta de dente, talvez algo a mais.

Ao redor do chuveiro uma cortina plástica, que mais tarde veio a ser substituída por box de acrílico. Suíte nem pensar. Um quarto e um banheiro para cada membro da família não era conceito de arquitetura. Quarto e banheiro para empregados era comum.

Evoluímos e incorporamos muitas coisas: além das suítes mencionadas e várias vagas de garagem, banheiros sofisticados com espelhos grandes, muito vidro, escritórios, local para home theater, espaço gourmet, vigilância de segurança, e tantas outras coisas. Os materiais melhoraram e os espaços são melhor aproveitados.

Assim também com as esquadrias. É muito comum utilizar esquadrias de alumínio em lugar das antigas janelas de ferro ou de madeira. Mais do que isso, as esquadrias de pvc vem substituindo lentamente as de alumínio.

Oferecem excelente vedação, e como consequência, melhor acústica, melhor manutenção de temperatura, menos infiltração, menos vento assobiando, menor manutenção no decorrer do tempo, e assim por diante.

Como medir esse valor? Dormir melhor pelo silêncio tem impacto positivo na saúde, menos ar condicionado ou menos aquecimento tem impacto no valor da conta de luz, menor manutenção no decorrer do tempo tem impacto no bolso.

Fácil de entender, nem sempre é fácil de demonstrar em números e comparar com o preço.

O valor é a capacidade que objetos oferecem, no caso, para promover o bem-estar dos moradores que habitarão o imóvel. Cabe aos que constroem pensar em valor.