Blog

Bella Ventana / Acústica  / Acústica adequada para janelas

Acústica adequada para janelas

A civilização trouxe consigo muito barulho. A acústica tornou-se um tema atual. As concentrações urbanas emitem ruídos em excesso, como carros, motos, caminhões, ônibus, aviões, trens, metrô de superfície, etc. Além dos veículos, as concentrações de pessoas, especialmente à noite em points, bares, baladas, etc, tiram o sono de muita gente.

A Bella Ventana oferece soluções especiais, baseadas em estudos efetuados com profissionais formados em Física com especialidade em acústica.

A indústria como um todo estuda cotidianamente como produzir e oferecer à sociedade, produtos com menos emissão de ruídos. Não apenas isso, mas também produtos para isolar ruídos entre ambientes internos e externos. Conforto acústico é um desejo comum entre as pessoas.

Na construção civil muito se fez para a redução de ruído, especialmente em relação às paredes e janelas, principais itens que reduzem a entrada de ruído em residências, imóveis comerciais, escritórios, hospitais, escolas, etc.

Especificamente, janelas tem sido objeto de estudo de inúmeras organizações, visto que paredes são bons protetores devido sua massa. Os principais componentes das janelas são os vidros e os caixilhos. No caso de caixilhos, justamente as em pvc são os que mais oferecem atenuação acústica no mercado. Devido a seu peso específico, sua massa e as multicamaras, os perfis de pvc que formam os caixilhos, tem proporcionado os melhores resultado sem termos de acústica.

Importante notar que medições deveriam ser feitas no local das obras, já que não é muito simples replicar o ambiente externo em laboratório. Para grandes obras sugere-se instalar uma janela com propriedades acústicas em um vão pronto e fazer diversas medições durante o dia com janelas abertas e fechadas para medir efetivamente o grau de redução de ruído proporcionado.

Em construções residenciais unifamiliares, percebe-se a preferência de atenuação acústica em salas e dormitórios. No caso de dormitórios observa-se que o elo mais fraco da corrente são as caixas de persianas de enrolar. Para elas, Bella Ventana oferece soluções especiais, baseadas em estudos efetuados com profissionais formados em Física com especialidade em acústica, que levaram a um isolamento tal, que as caixas de persiana apresentam a mesma atenuação que as janelas oferecem.