Blog

Bella Ventana / Acústica  / Isolamento Térmico – Portas e Janelas

Isolamento Térmico – Portas e Janelas

Em um país tropical como o nosso, a questão do  isolamento térmico nunca obteve tanto destaque na escala de importância da construção civil como nos dias de hoje.  Afinal de contas, nascemos, crescemos e vivemos em um local costumeiramente quente e agradável.

Podemos e até devemos, no entanto, considerar a temperatura sob dois aspectos de relevância: qualidade de vida e sustentabilidade.

Quando falamos em temperatura, sob o aspecto de qualidade de vida, ligamos ela ao conceito de agradável, aprazível. Ninguém gosta de passar frio e as pessoas em geral evitam muito calor, pois deixa o corpo suado, o que no fundo é tolerável no esporte, na piscina ou na praia, mas dentro de casa, o isolamento térmico segue em destaque na construção civil.

As esquadrias em pvc tem sua origem e foram desenvolvidas na Europa para isolar os ambientes de moradia e trabalho dos invernos rigorosos lá existentes. O pvc tem um gradiente de transmissão de temperatura muito baixo, ou seja, se esfria em uma superfície, a outra demora a se esfriar e transmitir essa friagem para o ambiente.

Mais importante do que isso, os engenheiros perceberam que havendo câmaras de ar entre duas ou mais superfícies, a troca de calor diminui de forma marcante. Assim os perfis de pvc foram concebidos em forma de câmaras para, por um lado dar estrutura, e por outro criar barreiras à troca de calor e manutenção de temperatura. Aliadas às multicâmaras dos perfis, complementa-se o conceito de isolamento térmico com vidros duplos, cujo conceito é o mesmo, cria-se uma câmara entre dois vidros. Veja a figura.

Esse sistema consagrou-se como o mais eficaz sistema para o isolamento térmico.

Recentemente instalamos janelas novas em um apartamento antigo próximo ao centro da cidade de São Paulo, e o proprietário, que tem seu home office na sala me disse: é surpreendente como a sala e especialmente meu local de trabalho se tornaram agradáveis.

Não porque a cidade de São Paulo tenha invernos rigorosos, mas justamente ao contrário, mantém a temperatura ambiente, apesar do calor externo.

O segundo ponto é a sustentabilidade. Sustentabilidade abrange, entre outros, o conceito de redução de uso de energia (todo o tipo de energia). O exemplo do cliente citado acima vai exatamente de encontro com a redução do uso de energia e manutenção de temperatura em dias de calor. Os sistemas de ar condicionado têm se tornado bem mais eficientes na atualidade, no entanto não usar o ar condicionado, ou reduzir ao mínimo seu uso, é ir de encontro com sustentabilidade, ou de outra forma, é ir de encontro às esquadrias de pvc.